InícioNotíciasA alegria do amor
Notícias

A alegria do amor

9 Abril 2016

Etiquetas: Filhos, Igreja, Família, Amor, Papa Francisco
Este é o título da Exortação Apostólica dedicada à família que o Papa publicou no dia 8 de abril. Francisco reflete sobre o amor na família: "um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência".
O documento reúne as conclusões dos sínodos de 2014 e 2015.

O Papa anima a lê-la profundamente, com paciência, e a procurar no texto os capítulos que possam interessar mais a cada pessoa.
A exortação começa com uma abertura inspirada nas Sagradas Escrituras. "A partir disso - escreve o Papa - considerarei a situação actual das famílias, para manter os pés assentes na terra. Depois lembrarei alguns elementos essenciais da doutrina da Igreja sobre o matrimónio e a família, seguindo-se os dois capítulos centrais, dedicados ao amor. Em seguida destacarei alguns caminhos pastorais que nos levem a construir famílias sólidas e fecundas segundo o plano de Deus, e dedicarei um capítulo à educação dos filhos. Depois deter-me-ei sobre um convite à misericórdia e ao discernimento pastoral perante situações que não correspondem plenamente ao que o Senhor nos propõe; e, finalmente, traçarei breves linhas de espiritualidade familiar."


A exortação poder-se-á ler na página web do Vaticano.

Artigos relacionados

Vídeo

Francisco na audiência geral: Uma sociedade sem filhos é triste

Vídeo (Rome Reports). Francisco está a concluir o seu primeiro ciclo de catequeses sobre a família. Falou das mães, dos pais e dos avós. Nesta ocasião refletiu sobre as crianças. Disse que recordam a todos a sua condição de filhos, que ninguém se deu a vida a si mesmo mas recebeu-a. Sublinhou quanto devem os adultos aprender da simplicidade das crianças e concluiu advertindo que uma sociedade sem filhos é "cinzenta e triste”.

Vídeo

5 conselhos do Papa às famílias

Publicamos um breve vídeo que reúne 5 conselhos concretos às famílias.

Documentos

Etiquetas em Notícias