A minha casa, uma verdadeira profissão

Kathie Hunt, Chicago, EUA

HomeAdvantage Plus é uma empresa criada em finais de 1997 com o intuito criar centros de ensino e informação prática que proporcionassem melhor qualidade de vida às pessoas e às famílias. Esta empresa surgiu no meu coração em Abril de 1993 depois de pedir a admissão no Opus Dei. Foi através dos escritos do seu fundador, São Josemaria Escrivá, e do carinho pelo lar que transmitiu aos fiéis do Opus Dei, que aumentou em mim o respeito por quem se ocupa de uma casa. Senti que tinha encontrado um grande tesouro ao saber que o trabalho do dia-a-dia que desenvolvia em minha casa, para o meu marido e para os meus filhos, se revestia de grande valor, e comecei compartilhar este apreço com outras pessoas.

As minhas amigas gostavam de saber coisas da minha vida mais que preenchida e eu falava-lhes dos ensinamentos de São Josemaria sobre o trabalho, o amor matrimonial. Tinha a sorte de possuir conhecimentos e práticas básicas para gerir bem uma casa antes de conhecer o Opus Dei. Tinha gosto em me ocupar da casa, por satisfação emocional e pela tranquilidade mental que gera ter uma casa que funciona bem. Mas, antes de conhecer o fundador do Opus Dei através dos seus escritos, não conseguia compreender o significado mais profundo de converter o meu trabalho em oração. Era disso que falava com as pessoas minhas amigas que se desanimavam com a rotina diária de ter de se ocupar de uma casa. Este conceito de trabalho convertido em oração quando se faz por amor é muito simples e, ao mesmo tempo, abria horizontes novos a muitas pessoas. Com muita frequência, ocupar-se das coisas de uma família não é reconhecido socialmente e, por esse motivo, para quem trabalha em casa é muito estimulante dar-se conta de que esse trabalho é muito valioso aos olhos de Deus.

A maioria das pessoas não acredita que ocupar-se das tarefas da casa seja uma verdadeira profissão. Não põem em causa que seja trabalho, mas não lhe atribuem a dignidade de uma verdadeira profissão. Até à altura em que conheci São Josemaria através dos seus escritos, também eu não via o verdadeiro significado do trabalho em casa como trabalho profissional. Estou certa de que a minha atitude refletia a opinião do mundo moderno: considera-se trabalho profissional o que pode medir-se com um valor monetário. Comecei a dar-me conta de que o que estava a fazer apenas se veria passados muitos anos, quando os meus próprios filhos crescessem e valorizassem o ambiente dos seus lares. Essa seria a minha recompensa pessoal. Mas recompensa contínua era a de que estava a agradar a Deus e isso bastava.

As duas últimas gerações de mulheres cresceram na ânsia de trabalharem e de se realizarem em carreiras profissionais, e talvez as suas mães também trabalharam fora de casa. A maioria das jovens acha lógico estudar para exercer uma carreira profissional fora de casa, mas acreditam que irão adquirir os conhecimentos necessários para gerir as suas próprias casas com normalidade. Agora que as mulheres lutam por equilibrar as responsabilidades da casa, do trabalho e da família, têm pela frente o stress e a ansiedade por não conseguir chegar a tudo. Os jovens adultos valorizam hoje a importância de uma vida equilibrada em casa como parte integrante do seu crescimento e desenvolvimento pessoal e o dos filhos. Procuram respostas e soluções práticas para alcançar este sentido de equilíbrio entre a vida laboral e a vida pessoal, familiar. Os jovens começam a dar-se conta de que a confusão material em casa pode ser um elemento importante que contribui para a falta de paz e de harmonia entre os membros da família. Quando existe ordem e afeto no ambiente da casa, as pessoas estão desejosas de voltar para casa, pois esta surge como um refúgio. Agora, mais do que nunca, graças às muitas pressões externas, as famílias precisam da atmosfera confortável de uma casa em que se respira ordem e afeto. Estamos a falar de um ambiente que favoreça o crescimento interior e verdadeira harmonia.

Com a ênfase posta no êxito de uma carreira profissional, por parte das mulheres, nos últimos trinta anos, o trabalho de se ocupar da casa foi relegado para um lugar muito menos importante aos olhos da sociedade. São Josemaria animou sempre as mulheres a terem interesses ou carreiras profissionais fora do lar. E, ao mesmo tempo, recordava-lhes a beleza do seu papel único como mulheres. Nos ambientes empresariais, da vida social e da política, o fundador do Opus Dei dizia: “as mulheres podem oferecer uma contribuição pessoal valiosa, sem descuidar as suas qualidades femininas específicas. Fá-lo-ão na medida em que estiverem humana e profissionalmente preparadas. Tanto a família como a sociedade precisam claramente desta contribuição específica que não é menos importante do que a dos homens”.

À medida que me ia envolvendo no trabalho fora de casa, comecei a apoiar-me mais nas palavras de São Josemaria relacionadas com a mulher e o lar. Impressionou-me especialmente o papel relevante da sua mãe e da irmã na transmissão aos membros do Opus Dei de um verdadeiro espírito de família através do seu gosto e saber nas coisas da casa. Com base nesse exemplo, decidi não deixar que a minha família e a minha casa se ressentissem, por muito importantes que fossem as minhas responsabilidades fora de casa.

Comecei a levar a sério as minhas prioridades e certo sentido da ordem, considerando a casa como um trabalho profissional. O tempo era limitado e o meu primeiro objetivo consistia em ter muito presente a minha agenda, primeiro semanalmente e depois diariamente, de modo que as coisas importantes, tanto dentro como fora de casa, não fossem esquecidas. Uma citação intemporal de Platão converteu-se em guia para mim: “Para acertar com o caminho próprio, deve simplificar-se a mecânica da vida do dia-a-dia”. Na vida moderna, isto significa saber o que é mais importante e, depois, contar com um plano realista para levá-lo a cabo.

Agora podemos dar atenção ao trabalho em casa, chamando a atenção para o seu valor e para as repercussões no mundo profissional. São Josemaria animou sempre os fiéis do Opus Dei, bem como todos os cristãos responsáveis, a não se limitarem à rotina ali onde estivessem, e a tomarem iniciativas que tivessem um impacto positivo na sociedade. Já que a família e a casa são os alicerces de qualquer sociedade de sucesso, esperamos que os nossos humildes esforços no HomeAdvantage Plus se juntem à influência positiva que São Josemaria continua a ter na sociedade moderna.