Apaixonar-se por Deus

“O princípio do fim que leva à loucura do amor de Deus é um confiado amor a Maria Santíssima”, escreveu São Josemaria quando era ainda muito novo. Reunimos alguns pontos de meditação que podem ajudar a compreender que vale apaixonar-se por Deus, como Ela, nossa Mãe o fez.

Vale a pena

Saber que me amas tanto, meu Deus, e... não enlouqueci?!

Caminho, 425

Meu Deus, amo-Te, mas... ensina-me a amar! Caminho, 423

E vale a pena amar o Senhor. Todos sabem por experiência, tanto como eu, que uma pessoa enamorada se entrega com toda a segurança, com uma sintonia maravilhosa, em que os corações pulsam num mesmo querer. E o que será o Amor de Deus? Não sabemos que por cada um de nós morreu Cristo? Sim, por este nosso coração, pobre, pequeno, consumou-se o sacrifício redentor de Jesus.

Amigos de Deus, 220

Sobram as palavras, porque a língua não consegue expressar-se; começa a serenar-se a inteligência. Não se raciocina, fita-se! E a alma rompe outra vez a cantar com um cântico novo, porque se sente e se sabe também fitada amorosamente por Deus, em todos os momentos.

Não me refiro a situações extraordinárias. São, podem muito bem ser fenômenos ordinários da nossa alma: uma loucura de amor que, sem espetáculo, sem extravagâncias, nos ensina a sofrer e a viver, porque Deus nos concede a sabedoria. Que serenidade, que paz então, metidos na senda estreita que conduz à vida!

Amigos de Deus, 307

Em Cristo temos todos os ideais: porque é Rei, é Amor, é Deus.

Caminho, 426

O segredo para dar relevo às coisas mais humildes, mesmo às mais humilhantes, é amar.

Caminho, 418

Nós, os cristãos, estamos enamorados do Amor: o Senhor não nos quer secos, rígidos, como uma matéria inerte.

Amigos de Deus, 183

Senhor: que eu tenha peso e medida em tudo... menos no Amor.

Caminho, 427

Se o amor, mesmo o amor humano, dá tantas consolações aqui, o que será o Amor no Céu?

Caminho, 428

O Amor de Deus marca o caminho da verdade, da justiça e do bem. Quando nos decidimos a responder ao Senhor: a minha liberdade para ti, ficamos livres de todas as cadeias que nos haviam atado a coisas sem importância, a preocupações ridículas, a ambições mesquinhas. E a liberdade - tesouro incalculável, pérola maravilhosa que seria triste lançar aos animais - emprega-se inteira em aprender a fazer o bem.

Amigos de Deus, 38

O amor é sacrifício; e o sacrifício, por Amor, gozo.

Forja, 504

Loucos de Amor

Pede a Jesus que te conceda um Amor qual fogueira de purificação, onde a tua pobre carne - o teu pobre coração - se consuma, limpando-se de todas as misérias terrenas... E vazio de ti mesmo, se cumule dEle. Pede-Lhe que te conceda uma aversão radical ao que é mundano: que só o Amor te sustente.

Sulco, 814

Considera o que há de mais formoso e grande na terra..., o que apraz ao entendimento e às outras potências..., o que é recreio da carne e dos sentidos... E o mundo, e os outros mundos que brilham na noite: o Universo inteiro.
E isso, mais todas as loucuras do coração satisfeitas..., nada vale, é nada e menos que nada, ao lado deste Deus meu! - teu! -, tesouro infinito, pérola preciosíssima, humilhado, feito escravo, aniquilado sob a forma de servo no curral onde quis nascer, na oficina de José, na Paixão e na morte ignominiosa..., e na loucura de Amor da Sagrada Eucaristia.

Caminho, 432

Ainda não queres ao Senhor como o avaro às suas riquezas, como uma mãe a seu filho..., ainda te preocupas demasiado contigo mesmo e com as tuas ninharias! Não obstante, notas que Jesus já se tornou indispensável na tua vida... - Pois bem, logo que corresponderes por completo à sua chamada, Ele te será indispensável também em cada um dos teus atos.

Sulco,798

Louco! - Bem te vi (julgavas-te só na capela episcopal) depor um beijo em cada cálice e em cada patena recém-consagrados: para que Ele os encontre, quando pela primeira vez “descer” a esses vasos eucarísticos.

Caminho, 438

Fiéis até ao fim

Grita-Lhe com força, porque esse grito é loucura de apaixonado!: - Senhor, embora eu te ame..., não te fies de mim! Ata-me a Ti, cada dia mais!

Sulco, 799

Dor de Amor. - Porque Ele é bom. - Porque é teu Amigo, que deu a sua Vida por ti. - Porque tudo o que tens de bom é dEle. - Porque O tens ofendido tanto... Porque te tem perdoado... Ele!... a ti!
- Chora, meu filho, de dor de Amor.

Caminho, 436

A chamada do Senhor - a vocação - apresenta-se sempre assim: “Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”. Sim, a vocação exige renúncia, sacrifício. Mas como se torna prazeroso o sacrifício "gaudium cum pace", alegria e paz -, se a renúncia é completa!

Sulco, 8

De agora em diante, tende pressa em amar. O amor nos impedirá a queixa, o protesto. Porque com freqüência suportamos a contrariedade, sim; mas nos lamentamos. E então, além de desperdiçarmos a graça de Deus, cortamos-lhe as mãos para futuros pedidos. Hilarem enim datorem diligit Deus. Deus ama quem dá com alegria, com a espontaneidade que nasce de um coração enamorado, sem os espaventos de quem se entrega como se prestasse um favor.

Amigos de Deus, 140

Já está no alto... - E, junto de seu Filho, ao pé da Cruz, Santa Maria... e Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. E João, o discípulo que Ele amava.

Santo Rosário, 5˚ Mistério Doloroso - Morte de Jesus

Nicodemos e José de Arimatéia — discípulos ocultos de Cristo — intercedem por Ele valendo-se dos altos cargos que ocupam. Na hora da soledade, do abandono total e do desprezo..., expõem-se audacter, audazmente! (Mc 15,43). Valentia heróica!
Eu subirei com eles até junto da Cruz, apertar-me-ei ao Corpo frio, cadáver de cristo, com o fogo do meu amor..., despregá-lo-ei com os meus desagravos e mortificações..., envolvê-lo-ei com o lençol novo da minha vida limpa, e o enterrarei em meu peito de rocha viva, donde ninguém mo poderá arrancar — e aí, Senhor, descansai!
Quando todo o mundo Vos abandonar e desprezar..., serviam!, eu Vos servirei, Senhor!

Via Sacra, 14ª estação - n. 1