InícioNotíciasAspectos literários nalguns textos de S. Josemaria
Notícias

Aspectos literários nalguns textos de S. Josemaria

15 Julho 2006

Etiquetas: Livros
Ao aproximar-se a festa de São Josemaria, em jeito de preparação, Maria Teresa Dias Furtado brindou a assistência reunida no auditório de S. Josemaria, em Lisboa, com uma conferência a que deu o título "Aspectos literários nalguns textos de S. Josemaria".

Curiosamente, M. T. Furtado não se limitou a analisar os textos escolhidos de um ponto de vista meramente estilístico, antes apontou algumas das ideias chave da espiritualidade que S. Josemaria viveu e quis transmitir aos seus primeiros seguidores e a todos os que dele se aproximam – a consideração de sermos filhos de Deus, a unidade que deve abarcar todos os aspectos da vida, o materialismo cristão (“que se opõe audazmente aos materialismos fechados ao espírito”), a piedade simples de meninos e ao mesmo tempo a doutrina firme de teólogos, as virtudes, incluindo as que apelida de virtudes humanas, o caminho da contemplação num crescendo de intimidade com Deus.

A partir de cada excerto, a conferencista tenta desvelar o porquê da atracção que os textos de S. Josemaria exercem em quem os lê. Desde logo o tom interpelativo, de partilha com o leitor, mas também o uso de antíteses, oximoros, de relações dialécticas, de formas duplas, de imagens e metáforas. Em suma, M.T. Furtado enveredando também pelo jogo das antíteses, define o estilo de S. Josemaria deste modo: «directo e poético, despojado e rico, elevado e prático, interpelativo e sereno, cheio de uma alegria transbordante».