Até à última pedra

O Hospital Centro de Cuidados Laguna de Madri, que nasceu por ocasião do centenário de São Josemaria, coloca a sua última pedra 11 anos depois.

O Hospital Centro de Cuidados Laguna de Madri colocou a sua última pedra.

“Certa vez, procurava eu no Ritual Romano a fórmula para benzer a última pedra de um edifício, aquela que é importante, porque resume, como um símbolo, o trabalho duro, esforçado e perseverante de muitas pessoas durante longos anos. Tive uma grande surpresa ao verificar que não existia (...). Confesso-vos que me parecia impossível que ocorresse semelhante lacuna, e fui repassando devagar o índice do Ritual. Mas em vão (Amigos de Deus, 55).

Com estas palavras introdutórias, recordando as de São Josemaria, procurava-se em Laguna suprir também esta “lacuna”, com a bênção da última pedra do seu edifício, duas novas iniciativas que este projeto abrange: A Unidade para Crianças com doenças em fase avançada, que pretende cuidar de crianças gravemente doentes e que abre as suas portas a 13 de janeiro, e a Unidade integrada de doenças neuro-degenerativas.

A cerimônia reuniu pessoas que estiveram nos começos do Hospital Centro de Cuidados Laguna, membros do Patronato, da Fundação Vianorte – promotora da iniciativa –, a atual equipe de pessoal de saúde, administrativos e voluntários.

O projeto Laguna, que hoje é uma realidade, viu a luz a 8 de janeiro de 2003, último dia do ano em que se comemorava o Centenário do nascimento do Fundador do Opus Dei, com o lançamento da primeira pedra. Pretendia-se criar um projeto que correspondesse ao espírito que São Josemaria se esforçou por criar desde os princípios do Opus Dei, cuidando as pessoas com esmero, desvelo e dedicação as pessoas, provavelmente no momento da vida que mais precisam: “Criança. - Doente. - Ao escrever estas palavras, não sentis a tentação de as pôr com maiúsculas? É que, para uma alma enamorada, as crianças e os doentes são Ele.” (Caminho, 419).

Hoje, Laguna pretende continuar fiel, até à última pedra, em todos os detalhes, ao espírito que guiou sempre São Josemaria, unindo esse trabalho duro, esforçado e perseverante, ao carinho por cada pessoa.

Laguna conta com um Hospital especializado em Cuidados paliativos, um Centro de Dia de Alzheimer, uma Unidade de reabilitação e repouso, uma unidade de Enfermaria e a Área de formação e investigação. Desde que abriu as portas, cuidou mais de mil pacientes, centenas de pessoas idosas, e milhares de familiares, a quem disponibiliza apoio, formação e assessoramento.