InícioNotíciasBibliografia sobre São Josemaria e a família
Notícias

Bibliografia sobre São Josemaria e a família

2 Fevereiro 2015

Etiquetas: Livros, Família
De 4 a 25 de Outubro de 2015 terá lugar o Sínodo Geral Ordinário sob o tema "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo". Sugerimos alguns livros para refletir sobre a família.

Durante o Sínodo Extraordinário que teve lugar em 2014, o Papa Francisco expressou-se, em várias ocasiões, nos seguintes termos:
«Encomendemos todos juntos, à Mãe de Deus, Rainha do Rosário, todas as famílias do mundo, pedindo o dom do amor que é maior do que toda a dificuldade e debilidade, para que se mantenham unidas e felizes. Rezemos pelo Sínodo dos Bispos, para que a reflexão sobre a família ilumine e sustente o caminho de todas as ‘Igrejas domésticas’».

Ao longo deste tempo de preparação para o Sínodo Ordinário, podemos acompanhar o Papa com a nossa oração por esta intenção. É também uma boa ocasião para refletir sobre a família, "a mais pequena e mais importante comunidade humana", como a denominou João Paulo II.

Propomos uma seleção de livros e textos que se ocupam da família e que podem ajudar neste caminho de preparação do Sínodo:

San Josemaría Escrivá y la familia
Neste livro estuda-se a família não só à luz dos ensinamentos, mas sobretudo da própria vida de S. Josemaria Escrivá de Balaguer. Como ardente enamorado, S. Josemaria é autêntico modelo para os casais que desejem fazer crescer e viver em plenitude o seu mútuo amor.
Enquanto Pai de uma família simultaneamente sobrenatural e humana, pode iluminar com a sua actuação e a sua palavra as relações mais oportunas entre pais e filhos.
E devido á sua convicta defesa da família como motor de transformação da humanidade, e da mulher como núcleo e chave da família, S. Josemaria pode guiar-nos também para instaurar no nosso mundo a civilização do amor.
O autor, Tomás Melendo Granados (Melilla, 1951), é doutorado em Ciências da Educação e em Filosofia. Exerceu a sua atividade docente e investigadora em Roma, Pamplona e Madrid. Em 1983 obteve a Cátedra de Metafísica da Universidade de La Laguna, e pouco depois foi para Málaga, onde atualmente ocupa essa mesma Cátedra.
Casado e pai de sete filhos, publicou mais de quarenta livros e perto de uma centena de artigos, muitos deles sobre temas relativos ao amor, ao matrimónio, à família e à educação. Entre outros: Planificación familiar natural; Educación, familia, trabajo; La hora de la familia; Las dimensiones de la persona, etc.

Un amor siempre joven
A obra reúne um conjunto de ensaios dispostos em atrativo desenho que facilita a leitura e aproxima o leitor da realidade de uma família cristã. Reúne una selecção de textos de S. Josemaria, artigos de especialistas como Covadonga O´Shea, Jutta Burgraff, Tomás Melendo, entre outros, e testemunhos como os do criador de gado Álvaro Domecq, do escritor José Luis Olaizola, do atleta Isaac Viciosa e experiências de uma dezena de famílias andaluzas que explicam como se entende e como se vive no dia-a-dia o espírito cristão proposto pelo fundador do Opus Dei.
Os Estudos Preliminares do Capítulo I oferecem luz para o entendimento da família dentro de um quadro de transcendência. Os Capítulos III e IV constituem o núcleo da obra, onde diversos especialistas de direito, de jornalismo, da moda e da teologia conferem ao livro um valor de permanência, contribuindo com o seu enfoque específico para os ensinamentos de S. Josemaria. Finalmente, os Testemunhos fornecem a chave de interpretação de toda a obra.

Livro eletrónico sobre a educação dos filhos
Educar consiste sobretudo em transmitir um estilo de vida. É dar o que uma pessoa é, muito mais do que ensinar ou instruir, embora sem deixar de tentar este último.
Pensar a educação. É sobre isto que versa este livro eletrónico. Muitas das reflexões que se contêm nestas páginas são devedoras da sã e amável pedagogia de S. Josemaria Escrivá. A sua experiência espiritual e a instituição por ele fundada, o Opus Dei, fomentaram não só ciências como a Teologia e o Direito, mas também outros saberes práticos – sapienciais – como a educação.


Textos do Magistério
Carta às famílias, João Paulo II: "O evangelho do amor é a fonte inexaurível de tudo quanto se nutre a família humana como «comunhão de pessoas». No amor, encontra apoio e sentido definitivo todo o processo educativo, como fruto maduro da recíproca doação dos pais. Mediante as canseiras, os sofrimentos e as desilusões, que acompanham a educação da pessoa, o amor não cessa de estar sujeito a uma contínua avaliação. Para superar este exame, requer-se um manancial de força espiritual que se encontra apenas n'Aquele que «amou até ao fim» (Jo 13, 1). Assim, a educação coloca-se plenamente no horizonte da «civilização do amor»; desta depende e, em grande medida, contribui para a sua construção.

"Exhortação Apostólica Familiaris Consortio: "Deus é amor e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Criando-a à sua imagem e conservando-a continuamente no ser, Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação, e, assim, a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão. O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação do ser humano."

Site do Pontifício Conselho para a Família

Artigos relacionados

Vídeo

A Árvore de Natal chega à Praça de São Pedro

Video. (Rome Reports). O Natal chegou à Praça de São Pedro com esta imponente árvore natalícia de 25 metros de altura.

Vídeo

O Papa explica o que ocorreu durante o Sínodo da família

Na audiência geral, Francisco explicou o Sínodo da Família de outubro de 2014. Disse que não houve "censura prévia” e que em nenhum momento alguém pôs em dúvida as "verdades fundamentais do sacramento do matrimónio”.

Documentos

Etiquetas em Notícias