InícioDocumentaçãoDeclarações dos PapasDiscurso de João Paulo II na Universidade Pontifícia da Santa Cruz
Documentação
Declarações dos Papas sobre S. Josemaria Escrivá

Discurso de João Paulo II na Universidade Pontifícia da Santa Cruz

João Paulo II

Etiquetas: João Paulo II, Papa
29 de maio de 1999



"Estou feliz por vos acolher por ocasião do 15° ano de vida do Ateneu da Santa Cruz, que no dia 15 do passado mês de Julho recebeu o título de Universidade Pontifícia. Obrigado pela vossa visita! Com grande cordialidade saúdo cada um de vós, estimados professores, jovens universitários e funcionários técnico-administrativos. Agradeço de modo particular ao Grão-Chanceler, D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, as palavras que em nome de todos teve a amabilidade de me dirigir.

A vossa Universidade, nascida do zelo apostólico do Beato José Maria Escrivá, propõe-se procurar e promover a verdade com honestidade intelectual e respeito pela Revelação. Como tal, esta sente-se colocada ao serviço da Igreja, chamada neste nosso tempo a um esforço missionário mais corajoso, na perspetiva do terceiro milénio.

Observo com apreço que a vossa Universidade, respondendo a uma preciosa necessidade do mundo contemporâneo – de introduzir, com competência profissional e sentido eclesial, o mundo da opinião pública e dos meios de comunicação modernos, numa compreensão cada vez maior da riqueza que promana da vida da Igreja – projetou a Faculdade de Comunicação Social Institucional, com a finalidade de formar de maneira específica pessoas capazes de colaborar com os Bispos, com as Conferências Episcopais e com outras Instituições eclesiais, na transmissão da recta informação sobre a Igreja mediante os meios de comunicação social. Trata-se de uma iniciativa que tem em conta as atuais exigências da comunicação. Formulo cordiais bons votos por que este vosso esforço possa favorecer a difusão e a inculturação do Evangelho, alegre notícia de autêntica libertação, a todos os estratos da vida social e civil.

Depois, quereria recordar a inserção na vossa Universidade do Instituto Superior de Ciências Religiosas no Apolinário, criado há anos com grande clarividência pelo Cardeal Pietro Palazzini. Com a sua peculiar metodologia à distância, esta vossa estrutura oferece a oportunidade de uma formação académica e eclesial aos encarregados do ensino da religião nas escolas, da catequese nas paróquias e das várias modalidades de apostolado.

O escudo da vossa Universidade retoma um desenho do Beato José Maria Escrivá e evoca o sentido do vosso trabalho. O seu elemento central é uma cruz grega, cujos braços terminam em pontas de flecha. Assim, parece que a Cruz está como que em tensão rumo a todas as direções, estendida para abraçar a humanidade e o inteiro universo


Ler o texto completo