Gaëlle, França

Gaëlle é francesa e estuda Gestão de Empresas na ESSEC (Paris). No âmbito deste curso está a fazer um estágio em Roma. Converteu-se há dois anos e vai casar no próximo ano.

Gaëlle é francesa e estuda Gestão de Empresas na ESSEC (Paris). No âmbito deste curso está fazendo um estágio em Roma. Converteu-se há dois anos e vai casar no próximo ano

Qual é o sentido da vida?

Penso que a vida é o maior dom que podemos receber. Mas para ser realmente feliz, a condição é viver a nossa vida de acordo com o plano de Deus.

Porque vale a pena viver?

Parece-me que vale a pena viver por duas razões principais. A primeira, para nos prepararmos para o céu com a nossa vida aqui na terra. E também porque da nossa vida plenamente cristã na terra, e também da nossa liberdade, depende a salvação do mundo. Por isso é necessário viver a santidade na nossa vida no dia a dia.

Quando passa por algum momento de quebra ou enfrenta uma dificuldade, uma dor que não esperava, a que recorre para pedir ajuda?

Conheço São Josemaria desde há pouco tempo. Há dois meses, comprei “Caminho” e gosto muito. Às vezes, abro uma página e encontro as respostas de que necessito, como se fossem especialmente para mim. Deste modo, encontro o sentido das coisas que me acontecem.

Que significa ser cristão?

Ser cristão significa seguir Jesus, seguir o seu exemplo na vida cotidiana e fazer o que Ele nos ensinou. Nem sempre é fácil, mas vale a pena. Ser cristão também é ser consciente de ter um imenso tesouro, a verdade, e, portanto, uma grande responsabilidade: temos de ser fiéis à verdade e partilhá-la com os outros.

E ser cristão no meio do mundo?

Na França, meu país, não é fácil mostrar a fé. Na universidade e no trabalho, podemos sentir-nos sós. Mas, como católicos, temos uma grande responsabilidade. Porque num ambiente hostil à religião, como aquele em que vivo, só o exemplo e o testemunho são capazes de converter as pessoas para que se abram ao diálogo.

Ser cristão no meio do mundo é fazer o que nos disse São Josemaria: viver a santidade na vida corrente, particularmente no trabalho, e ter unidade de vida. Deste modo, é possível transmitir a palavra de Jesus.

O que você faz para que o mundo seja melhor?

Procuro ser cada dia melhor: rezando, tentando ser boa pessoa, olhando pelos que me rodeiam. Esforço-me por encontrar Deus na minha vida diária. Não é fácil, mas este esforço, especialmente no trabalho, dá muito a mim e aos outros. O que dá sentido e motivação para viver assim, é saber que Cristo também trabalhou de modo oculto durante a primeira parte da sua vida.

Como você explica a um amigo quem é Deus?

Descobri que Deus é um Deus de Amor. Ele ama-me infinitamente. Deus dá sentido à minha vida, dá sentido à minha presença na terra. Deus é meu Pai

Converti-me há dois anos e meio. E não acreditava em Deus. Por isso, posso dizer aos meus amigos tudo o que a fé me deu: é descobrir que Deus é um Deus de Amor. Ele ama-me infinitamente. E também é misericordioso. Deus dá sentido à minha vida, dá sentido à minha presença na terra. Deus é meu Pai, foi Ele que me criou. Para São Josemaria isto é muito importante porque temos uma relação de filiação com Ele. E como Pai, nunca nos abandonará.

Vai à Missa por ocasião do dia 26 de Junho, para celebrar a festa de São Josemaria? Onde?

Sim, vou à Missa do dia 26 de Junho para celebrar a festa de São Josemaria. Nesse dia também faço anos. Estou feliz por poder celebrar o meu aniversário com ele. Nesta altura, estou em Roma e vou assistir à Missa na Igreja de Santo Eugênio.