InícioNotíciasJubileu sacerdotal de D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei
Notícias

Jubileu sacerdotal de D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei

7 Agosto 2005

Etiquetas: Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, Sacerdócio
Na homilia da festa de S. Josemaria, o prelado do Opus Dei, na expectativa do 50º aniversário da sua ordenação sacerdotal, dizia: “Ajudai-me a preparar-me bem para este aniversário: agradeço profundamente a Deus Nosso Senhor o ter-me concedido há meio século já - a possibilidade de o fazer presente todos os dias sobre o altar, e peço perdão pelas minhas faltas. Ficar-vos-ei muito agradecido, se me ajudardes".
"Não posso deixar de recordar que dentro de poucas semanas, em Agosto, se Deus quiser, se cumprirão cinquenta anos da minha ordenação sacerdotal - dizia D. Javier Echevarría no dia 25 de Junho, na homilia da Missa que celebrou em Roma, por ocasião da festa de S. Josemaria -. Ajudai-me a preparar-me bem para este aniversário: agradeço profundamente a Deus Nosso Senhor o ter-me concedido há meio século já - a possibilidade de o fazer presente todos os dias sobre o altar, e peço perdão pelas minhas faltas. Ficar-vos-ei muito agradecido, se me ajudardes".


O 50º aniversário da sua ordenação sacerdotal coincide com o Ano da Eucaristia promulgado por João Paulo II. Referindo-se à centralidade deste mistério na vida cristã, noutro passo da homilia mencionada, o Prelado disse: "Trata-se de uma verdade sempre actual que deveria afectar-nos a cada um de nós. Como aumentou a nossa intimidade pessoal, a nossa devoção a Jesus eucarístico, neste ano dedicado à Eucaristia? Como amamos e recebemos com frequência o sacramento da Penitência, necessário para receber dignamente a Eucaristia quando se ofendeu gravemente Nosso Senhor, e para lhe preparar uma morada menos indigna? Convido-vos a considerar estas perguntas pessoalmente, para que possamos responder a elas com sinceridade, com generosidade. Tomemos as decisões oportunas pare crescer em intimidade com Jesus Cristo nos momentos dedicados à oração, quando assistimos à Santa Missa e quando o recebemos na Comunhão".

D. Javier Echevarría pediu a admissão na Opus Dei em 1948 e foi ordenado sacerdote em 7 de Agosto de 1955. Durante 22 anos viveu e colaborou estreitamente no trabalho com São Josemaria. Naquele mesmo dia, recordava : "São Josemaria viveu da Eucaristia e para a Eucaristia; dedicou ao Santíssimo Sacramento todos os cuidados possíveis, como prova de amor e sinal de agradecimento". São Josemaria comovia-se, por exemplo, ante proximidade de Jesus Hóstia que nos espera nas nossas igrejas. «Quando te aproximes do Sacrário, pensa que Ele... há vinte séculos que te espera» (Caminho, n.537).

Em 1975, quando Álvaro del Portillo sucedeu a São Josemaria Escrivá à frente do Opus Dei, foi nomeado secretário-geral. Depois da sua eleição e nomeação por João Paulo II como prelado do Opus Dei, no dia 20 de Abril de de 1994, o Papa ordenou-o bispo a 6 de Janeiro de 1995 na Basílica de São Pedro.