InícioNotíciasMatrimónio, vocação cristã, homilia de S. Josemaria em áudio
Notícias

Matrimónio, vocação cristã, homilia de S. Josemaria em áudio

18 Dezembro 2014

Etiquetas: Filhos, Matrimónio, Família, Natal, homilia, Josemaria Escrivá
Disponibilizamos novo áudio em português de uma homilia de S. Josemaria. Desta vez a homilia escolhida foi a que S. Josemaria pronunciou por ocasião do Natal de 1970 (publicada no livro Cristo que passa). O autor começa por uma evocação do Natal: “Estamos no Natal. Acodem-nos à memória os diversos factos e circunstâncias que rodearam o nascimento do Filho de Deus e o olhar detém-se na gruta de Belém, no lar de Nazaré. Maria, José, Jesus Menino ocupam de modo muito especial o centro do nosso coração. Que diz, que nos ensina a vida, simples e admirável ao mesmo tempo, dessa Sagrada Família?”

Mas rapidamente as atenções do autor se centram na família: “o nascimento de Jesus significa o início da plenitude dos tempos, o momento escolhido por Deus para manifestar plenamente o seu amor aos homens, entregando-nos o seu próprio Filho. Essa vontade divina realiza-se no meio das circunstâncias mais normais e correntes: uma mulher que dá à luz, uma família, uma casa”. E a partir do exemplo da Sagrada Família de Belém, de Nazaré, S. Josemaria fala-nos da santidade do amor humano e de como o s lares cristãos devem aspirar a ser “lares luminosos e alegres”.

Uma leitura propícia nesta quadra e como ‘bibliografia’ de quem quer refletir sobre a Família, tendo em vista o Sínodo dos bispos a realizar em outubro de 2015 sobre este tema.

Ler homilia completa O Matrimónio, Vocação Cristã


Artigos relacionados

Vídeo

Construir a família

“Construir a família” é um documentário de 32 minutos que, de modo dinâmico e emotivo, alterna imagens da pregação de S. Josemaria na Argentina com testemunhos de casais que contam as suas alegrias e dificuldades no desafio de construir a família.

Vídeo

Sou chamado a ser santo

"Certa vez alguém me disse que sou chamado a ser santo e a maneira de o fazer é através do meu trabalho normal". Testemunho de Chris Blunt, Illinois.

Documentos

Etiquetas em Notícias