São Josemaria
Textos de São Josemaria

Misericórdia divina

Etiquetas: Confissão sacramental, Contrição, Conversão, Luta ascética
Repara que entranhas de misericórdia tem a justiça de Deus! - Porque, nos julgamentos humanos, castiga-se quem confessa a culpa; e, no divino, perdoa-se.
Bendito seja o santo Sacramento da Penitência!
Caminho, 309

Outra queda..., e que queda!... Desesperar-te? Não; humilhar-te e recorrer, por Maria, tua Mãe, ao Amor Misericordioso de Jesus. - Um "miserere" e, coração ao alto! - A começar de novo.
Caminho, 711

Acostuma-te a entregar o teu pobre coração ao Doce e Imaculado Coração de Maria, para que to purifique de tanta escória, e te leve ao Coração Sacratíssimo e Misericordioso de Jesus.
Sulco, 830

- Sim, tens razão: que profundidade a da tua miséria! Por ti, onde estarias agora, até onde terias chegado?...
"Somente um Amor cheio de misericórdia pode continuar a amar-me" - reconhecias.
- Consola-te: Ele não te negará nem o seu Amor nem a sua Misericórdia, se o procurares.
Forja, 897

Neste torneio de amor não devem entristecer-nos as quedas, nem sequer as quedas graves, se recorremos a Deus no Sacramento da Penitência, com dor e com um bom propósito.
Cristo que passa, 75

O cristão não é um maníaco coleccionador de folhas imaculadas de bons serviços. Jesus Cristo Nosso Senhor comove-se tanto com a inocência e a fidelidade de João como, depois da queda de Pedro, se enternece com o seu arrependimento. Jesus compreende a nossa debilidade e atrai-nos a Si como em plano inclinado, desejando que saibamos insistir no esforço de subir cada dia um pouco. Procura-nos, da mesma forma que procurou os discípulos de Emaús, ou seja, saindo-lhes ao encontro; como procurou Tomé e lhe mostrou e lhe fez tocar com os seus dedos as chagas abertas nas mãos e no peito. Jesus Cristo sempre está à espera que voltemos para Ele, precisamente porque conhece a nossa fraqueza.
Cristo que passa, 76

Se considerarmos as coisas com calma, veremos que um Deus Criador é admirável, um Deus, que vem até nós e morre na Cruz para nos redimir, é uma maravilha, mas um Deus que perdoa, um Deus que nos purifica, que nos limpa, é verdadeiramente esplêndido! Podemos imaginar qualquer coisa de mais maternal? Guardais rancor aos vossos filhos? Certamente que não! E assim Deus Nosso Senhor, quando lhe pedimos perdão, perdoa-nos totalmente. É extraordinário!
Palavras de São Josemaria coligidas no livro “Antes, más y mejor”, de Lázaro Liñares (Madrid, Rialp, 2001)

- Se alguma vez caíres, filho, recorre prontamente à Confissão e à direcção espiritual: mostra a ferida!, para que te curem a fundo, para que te tirem todas as possibilidades de infecção, mesmo que te doa como numa operação cirúrgica.
Forja, 192