InícioNotíciasNovos ambientes de liberdade: Cristãos no século XXI
Notícias

Novos ambientes de liberdade: Cristãos no século XXI

26 Novembro 2014

Etiquetas: Liberdade, Opus Dei, Santidade, Nos meios de comunicação, Josemaria Escrivá
O Simpósio de São Josemaria é um evento recheado de conteúdos científicos que aprofunda os ensinamentos deste santo, Fundador do Opus Dei. Além das comunicações de caráter científico há lugar para outras de caráter mais testemunhal, que permitem a difusão da sua mensagem entre todo o tipo de pessoas. Celebra-se em Jaén desde 2002, data em que São João Paulo II canonizou São Josemaria, e realiza-se de dois em dois anos; a assistência oscila entre as 400 e as 700 pessoas.

Para mais informações sobre o Simpósio e as comunicações desta edição, consulte a página web: www.simposiosanjosemaria.org

Reproduzimos um artigo publicado a 23 de Novembro no jornal Ideal que se faz eco da iniciativa.


O Vigário Geral da diocese de Jaén, Francisco Juan Martínez Rojas, foi quem encerrou ontem o VII Simpósio ‘Novos ambientes de liberdade: Cristãos no século XXI’, com uma conferência subordinada ao tema ‘Santidade e vida quotidiana na mensagem de São Josemaria’. Na sua opinião, «a grandeza da vida cristã está no dia-a-dia, no mais simples».
 Joaquín de los Ríos, coordenador da rede social ‘May Feelings’, Jack Valero, diretor da Catholic Voices foram alguns dos intervenientes no Simpósio.
Joaquín de los Ríos, coordenador da rede social ‘May Feelings’, Jack Valero, diretor da Catholic Voices foram alguns dos intervenientes no Simpósio.

Transformar a terra com o nosso trabalho e esforço, compromisso e contemplação: «às vezes, para dar testemunho não são necessárias palavras, basta ficar em silêncio e um olhar cheio de sinceridade», afirmou. Neste sentido e explicando as raízes teológicas na pregação de São Josemaria, disse que ele lutou sempre pela santificação das pessoas no dia-a-dia, nas tarefas e no trabalho de cada um.

Uma dezena de peritos dos âmbitos do direito, do cinema, da moda, da teologia, ou do desporto, analisaram durante este fim-de-semana em Jaén os ‘Novos ambientes de liberdade’ que enfrentam os cristãos do século XXI, no âmbito do VII Simpósio São Josemaria Escrivá, que reuniu mais de 400 participantes.

Entre outros, deram os seus testemunhos no Simpósio o magistrado do Supremo Tribunal, José Luis Requero, o investigador do Instituto Histórico São Josemaria, José Luis G. Gullón, a diretora de projetos da Fundação Pineda, Monserrat Martorell, que falou sobre os novos cenários da moda. O mundo do cinema contou com a presença do realizador Pablo Moreno, e do crítico cinematográfico, Jerónimo José Martín. Neste particular, ficou claro que no filme ‘O Código Da Vinci’, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência. De facto Jerónimo Martín insistiu em que ‘O Código Da Vinci’ «é um filme medonho que dá uma visão distorcida do Opus Dei, mas em filmes como ‘Encontrarás dragões’ mostra-se a reconciliação que surge da imagem do Opus Dei, e ‘A Árvore da Vida’ é o filme que melhor mostra a presença de Deus na vida quotidiana».

«Às vezes, para dar testemunho não são necessárias palavras, basta ficar em silêncio e um olhar cheio de sinceridade»
Na mesa redonda ‘Desafios na primeira pessoa’, Joaquín de los Rios coordenador da rede social ‘May Feelings’, nascida em Espanha, falou de milhares de pessoas de todo o mundo que se unem em oração. Em Maio de 2008 o seu primeiro vídeo de ‘May Feeling’ foi o mais visto no Youtube com quase 300.000 visitas. «A partir daí foram-nos pedindo mais vídeos. Então começamos a unir de uma forma muito natural pessoas que necessitavam que rezassem por elas com os que rezavam, eram centenas de e-mails. Dessa maneira surgiu a rede social», que agora tem 120.000 utilizadores que rezam uns pelos outros. «Quando uma pessoa reza por alguém, deixa de lado o egoísmo para dedicar um pouco de tempo aos outros». Na mesma mesa redonda, interveio Jack Valero, diretor da Catholics Voices, que prepara leigos para falar da Igreja nos meios de comunicação social. A organização nasceu em 2010 para dar voz a milhares de católicos de todo o mundo. Desde então tomaram parte em 700 programas de diversos meios de comunicação.

Não pôde estar presente a ex-diretora geral da ‘Red Madre’, Carmina G. Valdés. Enviou um vídeo assegurando que «a maternidade em Espanha está penalizada».

O Simpósio é organizado pela Fundação Catalina Mir, entidade particular de solidariedade social, aprovada pelo Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais.


Artigos relacionados

Vídeo

Uma vida em dois minutos

Alegria, paz, amizade com Deus... Álvaro del Portillo foi um homem fiel e um trabalhador incansável ao serviço da Igreja. Colaborou com S. Josemaria e foi o seu primeiro sucessor à frente do Opus Dei. www.alvarodelportillo.org

Vídeo

Biografia de Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei

Josemaria Escrivá nasce em Espanha el 9 de janeiro de 1902 e falece em Roma, a 26 de junho de 1975. A 2 de outubro de 1928 Deus fez-lhe ver o Opus Dei.

Documentos

Etiquetas em Notícias