InícioNotíciasO «eixo» da santificação nos ensinamentos de S. Josemaria
Notícias

O «eixo» da santificação nos ensinamentos de S. Josemaria

11 Fevereiro 2013

Etiquetas: Amor de Deus, Livros, Luta ascética, Trabalho
Edições Rialp pôs à venda o terceiro volume de “Vida cotidiana y santidad en la enseñanza de San Josemaría”.

Este livro contém a terceira parte da obra escrita por Ernst Burkhart e Javier López Díaz, e o Epílogo. Depois de ter estudado nos volumes anteriores a finalidade da vida cristã e a identificação do cristão com Cristo, a atenção centra-se agora no caminho que se deve percorrer neste mundo: caminho no qual realiza passo a passo essa finalidade e cresce nessa identificação. Primeiro fala-se das atividades temporais como matéria de santificação e apostolado, com particular atenção para o trabalho profissional, “eixo” da santificação nos ensinamentos de S. Josemaria. Trata ainda da luta que, consequência do pecado, o cristão tem de travar por amor a Deus. Por último, aborda os diferentes meios com que o cristão conta no seu caminho para a santidade. No Epílogo expõe o conceito de “unidade de vida” que resume a pregação de S. Josemaria.

Conclui com reflexões acerca do valor dos ensinamentos de S. Josemaria para a Teologia, seguindo as palavras do Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, num Congresso Teológico sobre a figura e mensagem do fundador do Opus Dei.

Com este volume publica-se o último da obra escrita por E. Burkhart e J. López, cujo principal objetivo é expor teologicamente e de modo sistemático o conjunto da mensagem de S. Josemaria Escrivá acerca da santificação do trabalho profissional e da vida quotidiana.

Ernst Burkhart (Viena, 1945) e Javier López Díaz (Madrid, 1949) são sacerdotes da Prelatura do Opus Dei e professores de Teologia espiritual na Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma). Conheceram S. Josemaria nos anos 60 e viveram com ele em Roma durante os primeiros anos da década de 1970.