O maravilhoso dom da vida

Wendy O’Bar, Houston, dona de casa, esposa e mãe, Houston, EUA

Vince e Wendy O’Bar vivem em Houston com os três filhos. Vince é um vendedor que se sente feliz quando dedica tempo aos filhos, quando joga basquetebol com os amigos, quando bebe uma cerveja gelada nas tardes quentes. Wendy diz de si própria ser “secretária interna” da “Mansão O’Bar”e dedica-se aos filhos a tempo inteiro. Depois de visitar a sua casa alegre e animada, ninguém poderia imaginar o que a família tem sofrido nos últimos anos. Tiveram cinco filhos, mas dois deles morreram pouco depois de terem nascido devido a um problema genético grave. Com uma grande confiança em Deus, Vince e Wendy conseguiram encarar estes grandes desgostos como oportunidades para crescer juntos e apreciar o maravilhoso dom da vida.

Como conheceste os ensinamentos de S. Josemaria?

Comecei a dar atenção aos seus ensinamentos quando Vince conheceu o Opus Dei. Depois, nos anos que se seguiram, comecei a ver como mudava: converteu-se num varonil homem de oração, como gostava de lhe chamar a brincar, e num marido fantástico. Era como se fôssemos de novo namorados.

Como te ajudou a entender melhor a perda dos vossos filhos?

Caminho, escrito pelo fundador do Opus Dei, era o livro que trazia sempre comigo e tive-o também durante as poucas noites que passei no hospital. Tem um capítulo sobre o sofrimento. Ultimamente ajudava-me a olhar para Jesus e dizer-lhe: “Faz com que eu seja como Tu. Sou cristã; quero ser como Cristo”. É uma das situações mais difíceis para uma mãe, dura de superar humanamente falando. Contudo, sendo católica, o desejo de me parecer com Cristo levava-me a unir os meus sofrimentos aos sofrimentos que Cristo padeceu por mim e por todos.

Como é que a tua família conseguiu continuar a ser alegre apesar desses sofrimentos?

Podíamos escolher entre enfrentar bem ou enfrentar mal esta etapa da vida. Quando Nosso Senhor pôs toda a família numa situação difícil, podíamos enfrentar a situação bem e utilizá-la como algo de redentor que ajudasse realmente a família, ou como algo que deitasse por terra a relação familiar. Foi assim que James, o nosso primeiro filho que estava doente, nos trouxe as maiores alegrias e as nossas maiores dores. Mas também nos fez compreender o que é o amor. Quando se perde um filho, entende-se o que é a vida. A vida é um dom.

Quais os outros aspectos dos ensinamentos de S. Josemaria que realmente produzem um eco em ti?

Gosto imenso de conversar e conhecer outras pessoas que não têm exactamente os mesmos interesses que eu. S. Josemaria dizia que podíamos santificar esses momentos sorrindo para essas pessoas, e procurar ser generosos e pacientes, precisamente porque além de terem os mesmos defeitos que eu, são também filhos de Deus. Foi sempre este o meu ensinamento preferido de S. Josemaria.