São Josemaria
Prelatura pessoal

Opus Dei

Etiquetas: Amar o mundo apaixonadamente, Formação, Opus Dei, Prelatura do Opus Dei
Que significa o Opus Dei?

Opus Dei significa “Obra de Deus”. O nome completo é Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei. Também se denomina, de forma mais abreviada, Prelatura do Opus Dei ou, simplesmente, Opus Dei.

O que é o Opus Dei?

O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja católica que tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja, promovendo entre fiéis cristãos de qualquer condição uma vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias correntes da existência humana e especialmente através da santificação do trabalho.

O Senhor suscitou – explica São Josemaria – o Opus Dei em 1928 para ajudar a recordar aos cristãos que, como conta o livro do Génesis, Deus criou o homem para trabalhar. Viemos a chamar de novo a atenção sobre o exemplo de Jesus que, durante trinta anos, permaneceu em Nazaré a trabalhar, desempenhando um ofício. Nas mãos de Jesus o trabalho, e um trabalho profissional similar ao que desempenham milhões de homens no mundo, converte-se em labor divino, em trabalho redentor, em caminho de salvação.

Que significa santificar o trabalho?

O espírito do Opus Dei recolhe a formosíssima verdade de que qualquer trabalho, humanamente digno e nobre, se pode converter numa tarefa divina. Santificar o trabalho significa trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: realizar as próprias tarefas com perfeição, para dar glória a Deus e para servir os outros, e contribuir, desse modo, para santificar o mundo, tornando presente o espírito do Evangelho em todas as actividades e realidades temporais.

Como nasceu o Opus Dei?

No dia 30 de Setembro de 1928, Josemaria Escrivá de Balaguer iniciou um retiro espiritual em Madrid (Espanha), com duração até ao dia 6 de Outubro. No segundo dia desse retiro, na terça-feira, 2 de Outubro, depois de ter celebrado Missa e estando já no quarto, enquanto relia e meditava as notas que tinha ido tomando nos últimos dez anos, “viu” o Opus Dei: «Recebi a iluminação sobre toda a Obra, enquanto lia aqueles papéis. Comovido, ajoelhei-me – estava sozinho no meu quarto, entre prática e prática– dei graças ao Senhor, e recordo com emoção o tocar dos sinos da paróquia de Nossa Senhora dos Anjos».

Qual é a actividade da Prelatura do Opus Dei?

A prelatura proporciona formação espiritual e atende pastoralmente os seus próprios fiéis e todas as pessoas que o desejarem, para que - cada um no seu próprio lugar na Igreja e no mundo - conheçam e amem a Deus, dêm testemunho da fé e cooperem na solução cristã dos problemas da sociedade.