InícioSão JosemariaOpus DeiOs cooperadores do Opus Dei
São Josemaria
Prelatura pessoal

Os cooperadores do Opus Dei

Etiquetas: Cooperadores do Opus Dei, Diálogo ecuménico, Formação, Pobreza, Solidariedade
Os cooperadores do Opus Dei

Quem são os cooperadores do Opus Dei?

Os cooperadores do Opus Dei são pessoas que, sem serem membros da prelatura, ajudam os apostolados do Opus Dei de diversas maneiras. Podem ser cooperadores do Opus Dei homens e mulheres de todas as raças, religiões e culturas, e das profissões e condições sociais mais variadas.

De uma forma geral, os cooperadores provêm dos parentes, amigos, colegas e vizinhos dos fiéis da prelatura, ou então de pessoas que recebem ou receberam algum benefício espiritual do apostolado do Opus Dei. Outros cooperam porque se dão conta da importância das tarefas de promoção humana e social que se levam a cabo através dos diferentes trabalhos apostólicos que a Prelatura atende.

Como colaborar com o Opus Dei?

«Um cristão não pode conformar-se com um trabalho que lhe permita ganhar o suficiente para se sustentar a si e aos seus. A sua grandeza de coração levá-lo-á a arrimar o ombro para sustentar os outros, por um motivo de caridade e por um motivo de justiça». São esses motivos de caridade e de justiça que explicam a criação de centros educativos, assistenciais, culturais, etc., nos cinco continentes, promovidos pelos fiéis da prelatura do Opus Dei e por cooperadores, juntamente com muitas outras pessoas, católicas ou não católicas. Com esses centros, contribui-se para resolver necessidades do próprio país ou ambiente, sem discriminações de raça, religião ou condição social.

Esta ajuda pode ser espiritual ou material, ou seja mediante a oração e – se o desejarem – também da contribuição material, que pode concretizar-se em forma de donativo, dedicação de tempo ou prestação de serviços em favor de algum trabalho apostólico da Prelatura.

Os cooperadores que participam nos meios de formação que a Prelatura do Opus Dei proporciona encontram ajuda para aprofundar na vida espiritual e para dar testemunho – pessoal, sem formar grupo – consequente com a sua vocação cristã.

Os cooperadores e o Opus Dei

Os cooperadores da prelatura do Opus Dei beneficiam da oração que os fiéis do Opus Dei oferecem diariamente por todos os que de um modo ou de outro ajudam ou ajudaram a prelatura.

A Santa Sé concedeu indulgências que os cooperadores podem lucrar, em determinadas datas, observando as condições estabelecidas pela Igreja – confissão sacramental unida à conversão do coração, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa – e sempre que renovarem, por devoção, as suas obrigações como cooperadores.

As comunidades religiosas também podem ser nomeadas cooperadoras do Opus Dei. A cooperação destas comunidades – actualmente, várias centenas – consiste na oração diária pelo trabalho apostólico da prelatura.

Artigos relacionados

Vídeo

O Papa recorda a viagem à Turquia durante a Audiência geral

Durante a audiência geral Francisco falou da recente viagem à Turquia. Disse que ali teve oportunidade de reafirmar a importância de que seja garantida a liberdade de culto. Também recordou especialmente a declaração que assinou com o Patriarca Ecuménico de Constantinopla, na qual renovam o seu compromisso de trabalhar por restabelecer "a plena comunhão”.

Documentos