InícioDe RomaPapa no Angelus: Não sejamos sociedade-fortaleza mas sociedade-família capaz de acolher
De Roma

Papa no Angelus: Não sejamos sociedade-fortaleza mas sociedade-família capaz de acolher

Etiquetas: , Igreja, Matrimónio, Família, Papa Francisco
  Vídeo (Rome Reports). Depois da Missa que inaugurou o Sínodo sobre a Família, o Papa Francisco presidiu à oração do Angelus. Explicou qual será o trabalho dos bispos que participam no Sínodo durante as próximas semanas.

"Teremos o olhar fixo em Jesus para descobrir, sobre a base dos seus ensinamentos de verdade e de misericórdia, os caminhos mais oportunos para um compromisso adequado da Igreja com as famílias e para as famílias, para que o desígnio original do Criador sobre o homem e a mulher possa levar-se a cabo e atuar em toda a sua beleza e força no mundo de hoje”.

Francisco falou precisamente do sacramento do matrimónio. Recordou o livro do Génesis que explica que o homem e a mulher, unidos em matrimónio, são uma só carne. "Nessa unidade os cônjuges transmitem a vida aos novos seres humanos: transformam-se em pais. Participam do poder criador do próprio Deus. Mas, atenção! Deus é amor e participa-se da sua obra quando se ama com Ele e como Ele”.

Explicou que este amor dos casais permite viver as alegrias e as penas e permite também a abertura à vida e o acolhimento dos filhos.

Por isso, Francisco pediu que a sociedade atual não se feche ao acolhimento mas que imite as famílias. "O Senhor nos ajude a não ser sociedade-fortaleza, mas sociedade-família, capazes de acolher, com regras adequadas, mas acolher, acolher sempre, com amor”.

Por último, pediu orações aos cristãos para que os trabalhos do Sínodo sejam conduzidos pela mão do Espírito Santo.

Artigos relacionados

Vídeo

O Papa em Assis: “Só podemos ir às periferias se levarmos Deus no coração”

O Papa encontrou-se com centenas de jovens, famílias, sacerdotes e doentes, e disse: "só podeis ir às periferias se levardes a Palavra de Deus no coração e caminhardes com a Igreja"

Vídeo

Francisco pede orações pelo Sínodo da família, na audiência geral

Vídeo (Rome Reports). O Papa Francisco pediu orações pelo Sínodo da família de outubro. Disse que há que relançar este projeto e que todos, Papa, cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos, estão chamados a fazê-lo.

Documentos