Por que não te casas pela Igreja?

Tudo começou com esta pergunta. A Fundação Nocedal no Chile cumpriu o sonho de seis casais que no passado dia 18 de outubro se casaram na igreja de S. Josemaria.

Tudo começou com esta pergunta. A Fundação Nocedalno Chile cumpriu o sonho de seis casais que no passado dia 18 de outubro se casaram na igreja de S. Josemaria.

O Papa Francisco dizia-o naaudiência ao Movimento Schoenstatt, no auditório Paulo VI: “A preparação para o matrimônio deve vir de muito atrás. Acompanhar os noivos. Acompanhar, mas sempre face a face, e preparar. Saber o que vão fazer. Muitos não sabem o que vão fazer e casam-se sem saber o que isso significa. As condições. A que se comprometem. Sim, sim, tudo está bem mas não tomaram consciência de que é para sempre….”

Por isso, um dos requisitos para que os casais dissessem o “Sim” foi a assistência a palestras de preparação para o matrimónio, bem como catequeses gerais de vida cristã, tudo isto organizado pelo Centro da Família da Fundação Nocedal.

A ideia surgiu ao ver que muitas pessoas não davam o passo definitivo por falta de recursos, e achou-se uma solução: “com poucos meios, casar vários casais ao mesmo tempo”. Assim, usando as palavras de Ruth, uma das recém-casadas, conseguia-se o seu sonho; “o meu sonho era receber a bênção de Deus”.

A igreja de S. Josemaria é o primeiro templo dedicado ao Fundador do Opus Dei no Chile. A sua construção começou em dezembro de 2007 e terminou em março de 2009. Está localizada em El Castillo, na zona de La Pintana que abrange 15 freguesias que foram surgindo entre os anos de 1981 e 1986. A esses lugares foram chegando famílias sem casa de quase todos os concelhos de Santiago. É uma das zonas mais pobres do país e conta com 200 000 habitantes.