InícioNotíciasSão José será nomeado a partir de agora em todas as Orações Eucarísticas da Missa
Notícias

São José será nomeado a partir de agora em todas as Orações Eucarísticas da Missa

21 Junho 2013

Etiquetas: São José, Santa Missa
Em virtude das faculdades concedidas pelo Sumo Pontífice, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, decreta que o “nome de São José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, seja, a partir de agora, acrescentado na Oração Eucarística II, III e IV da terceira edição típica do Missal Romano. O mesmo deve ser colocado depois do nome da Bem-aventurada Virgem Maria” (Decreto com data de 1 de maio de 2013).

Algumas das virtudes que o Decreto destaca em S. José, chefe da Família do Senhor, são o cuidado paterno por Jesus e pela Mãe de Deus, homem justo, e Patrono celeste de toda a Igreja.

Leia o Decreto completo
aqui

Alegria de S. Josemaria em 1962
Lembramos, por este motivo, a alegria de S. Josemaria em 1962 ao ter conhecimento da notícia de que se iria incluir São José no Canon da Missa:

S. Josemaria com o Cardeal Larraona, em Roma.
S. Josemaria com o Cardeal Larraona, em Roma.
“Quando no seu discurso de encerramento da primeira sessão do Concílio Vaticano II, no passado dia 8 de Dezembro, o Santo Padre João XXIII anunciou que no cânon da Missa se mencionaria o nome de S. José, uma altíssima personalidade eclesiástica telefonou-me imediatamente para me dizer: Rallegramenti! Felicidades! Ao ouvir a notícia pensei logo em si, na alegria que lhe tinha dado. E assim era, porque na assembleia conciliar, que representa a Igreja inteira reunida no Espírito Santo, se proclamava o valor divino da vida de S. José, o valor de uma vida simples de trabalho face a Deus e em total cumprimento da vontade divina” (Cristo que passa, 44).


O Venerável Álvaro del Portillo referiu o nome da personalidade eclesiástica que lhe tinha telefonado: “Tinha muito arreigada a devoção ao Santo Patriarca. Era tão patente que, quando o Papa João XXIII decidiu incluir São José no Canon da Missa, o Cardeal Larraona pensou imediatamente no nosso Fundador: “Telefonou para lhe comunicar a notícia e para o felicitar, certo de que lhe iria proporcionar uma grande alegria. Tinha em grande apreço pelos quadros e imagens em que se representa S. José com aspeto vigoroso, viril” (Entrevista sobre o Fundador do Opus Dei).

Numa das suas homilias, “Na Oficina de José”, falando do Santo Patriarca, S. Josemaria diz: “Não estou de acordo com a forma clássica de representar S. José como um homem velho, apesar da boa intenção de se destacar a perpétua virgindade de Maria. Eu imagino-o jovem, forte, talvez com alguns anos mais do que a Virgem, mas na pujança da vida e das forças humanas. (Cristo que passa, 40)

Leia a homilia “Na oficina de José”
aquí

Artigos relacionados

Vídeo

A Santa Missa

Durante a sua catequese em Espanha em 1972, S. Josemaria falou da importância da Santa Missa e do ministério sacerdotal.

Vídeo

28 de março de 1925: ordenação sacerdotal de S. Josemaria

No dia 28 de março de 1925 aos 23 anos de idade, S. Josemaria foi ordenado sacerdote na Igreja de São Carlos.

Vídeo

Francisco celebra o seu aniversário com o pessoal de Santa Marta e quatro sem-abrigo

Como todas as manhãs, o Papa Francisco celebrou Missa na Casa Santa Marta. Só houve uma alteração: Francisco tinha pedido para passar o dia do seu aniversário em família e foi acompanhado pelo pessoal que trabalha na sua residência.

Vídeo

Papa na Audiência: "À Missa deve-se ir com humildade!"

O Papa continuou com a sua catequese sobre os sacramentos. Falou novamente da Eucaristia e explicou que à Missa deve-se ir com humildade.

Testemunhos

Etiquetas em Notícias