São Josemaria Escrivá. Fundador do Opus Dei
 

Santa Maria da Paz, um lugar de oração

Os restos sagrados de São Josemaria repousam em Roma, na Igreja de Santa Maria da Paz. São muitos os que ali vão para lhe pedir ajuda ou agradecer a sua intercessão.

O corpo de São Josemaria Escrivá repousa numa urna que está sob o altar da Igreja de Santa Maria da Paz. Milhões de pessoas em todo o mundo recorrem a São Josemaria para pedir a Deus nosso Senhor as mais variadas graças e favores. E são muitos os que se deslocam à Igreja Prelatícia para continuar a pedir ou para agradecer favores recebidos por sua intercessão.

A devoção de Mons. Escrivá a Nossa Senhora é a razão de ser da invocação desta Igreja e da imagem que a preside. A pintura, obra de Manuel Caballero, ficou à veneração dos fiéis no dia 18 de Dezembro de 1959.

O altar do templo situa-se sob um pequeno baldaquino, como acontece em muitas igrejas romanas. No vestíbulo de acesso encontra-se uma escultura da Virgem Maria, Mãe do Amor Formoso. No átrio vê-se a pia batismal onde foi batizado São Josemaria no dia 13 de Janeiro de 1902. Foi doada pelo Bispo e Cabido da Catedral de Barbastro, sua cidade natal.

Na cripta está enterrado o Beato Álvaro del Portillo (1914-1994), bispo e primeiro sucessor de São Josemaria à frente do Opus Dei.

Nessa mesma cripta está enterrada Carmen Escrivá, irmã do fundador; e enterrou-se, recentemente, a primeira numerária auxiliar do Opus Dei, Dora del Hoyo.

Aí se encontram também a Capela do Santíssimo e os confessionários. São Josemaria pregou com incansável desvelo a frequência dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia, dádivas de Deus aos homens, seus filhos, e fonte de alegria e de verdadeira paz.

“Santa Maria é – assim a invoca a Igreja – a Rainha da paz. Por isso, quando se agitar a tua alma, o ambiente familiar ou profissional, a convivência na sociedade ou entre os povos, não cesses de aclamá-la com esse título: «Regina pacis, ora pro nobis!», Rainha da paz, rogai por nós! Experimentaste-o alguma vez, quando perdeste a tranquilidade?... – Surpreender-te-ás com a sua imediata eficácia” (São Josemaria Escrivá).



Horários, dados úteis e mapa de Roma

Santa Maria da Paz, Igreja Prelatícia do Opus Dei
Viale Bruno Buozzi, 75 – 00197 Roma
Telefone: 06-808961
Horário: Aberta das 8.30 às 20.25 (das 14.00 às 17.00, entrada pela Via di Villa Sacchetti, 36).


Missas: todos os dias às 8.30, às 12.00 (excepto durante a Semana Santa) e às 19.30*.

Durante a Semana Santa (desde o domingo de Ramos até ao domingo de Páscoa há apenas Missa às 8.30, exceto na Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado Santos.

*A Missa das 19.30 é suprimida nos meses de Julho e Agosto.
Sexta-feira, 17 de julho de 2015 estará encerrada todo o dia e sábado, 18 desde as 9.30h até às 14h, para limpeza

Confissões: em italiano, inglês, castelhano, francês, alemão e português.

Se um grupo quiser avisar da sua chegada com antecedência ou se um sacerdote desejar celebrar a Santa Missa, pode telefonar.

Para aceder a Santa María da Paz, como acontece nas outras igrejas romanas, deve vestir respeitosamente: O costume local requer joelhos e ombros cobertos.

Telefones úteis
- Turismo da Cidade de Roma: 06-0606
- Aeroportos de Roma (Fiumicino e Ciampino): 06-65951 (central)
- Rádio -Táxis: 06-3570; 06-4994; 06-8822

Mapa para descarregar


http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/igreja-prelaticia-de-santa-maria-da-paz