InícioTestemunhos
Testemunhos

Roland Joffé

Roland Joffé, guionista, realizador e coprodutor do filme - Encontrarás dragões - em que São Josemaria Escrivá é um dos protagonistas

19 Fevereiro 2010

Roland Joffé é o guionista, realizador e coprodutor do próximo filme "Encontrarás dragões" (There be dragons), em que São Josemaria, fundador do Opus Dei, aparece como um dos protagonistas. O director, inglês nascido em Kensington a 17 de Novembro de 1945, realizou vários filmes, tais como “The Mission” (A Missão), “The Killing Fields” (Terra sangrenta) ou “City of Joy” (A cidade da alegria). Apresentamos alguns dos seus depoimentos, publicados nos últimos meses em vários meios de comunicação sobre a figura de São Josemaria.

[continuar a ler...]

Dançando “Hula-Hula” em busca da santidade

Jane Reckart, mãe de seis filhos, estudou Engenharia na Universidade de Stanford

18 Fevereiro 2010

Do amor de São Josemaria à liberdade aprendi que não importa se sou diferente. Deus fez-me assim, para um determinado fim e procuro estar aberta às suas inspirações. Contudo, não sei como encaixa nos planos divinos uma engenheira meio jamaicana, com seis filhos e que dança hula-hula. O que sei é que não me vou aborrecer.

[continuar a ler...]

Nasci para algo de concreto?

Edik, piloto de barcos à vela, Cazaquistão

1 Janeiro 2010

Chamo-me Edik (que em casaco é o nome do rio Volga), mas o meu nome é Eduardo. Sou cidadão da República do Cazaquistão.

As primeiras recordações que tenho da minha infância são da época em que vivia numa pequena yurta (tenda que servia de casa aos nómadas, feita com uma estrutura de madeira e recoberta de peles) na estepe, no seio de uma família de pastores; gostava de me deitar nos dias de muito calor de Junho na margem fresca do rio Volga e pensar na vida, fazer perguntas a mim próprio, enquanto olhava pelo tecto da yurca os pássaros que voavam no céu.

[continuar a ler...]

Conjugar o binómio trabalho-família é um desafio constante

Jorge Claude, Chile

1 Janeiro 2010

Nasci no Chile, no seio de uma família francesa pelos dois lados. Os meus pais sempre se preocuparam em nos formar nas virtudes humanas, e em estabelecer uma estreita relação com os meus irmãos e comigo. Recordo com saudade o tempo que passávamos à mesa depois das refeições, entregues a interessantes conversas, sempre de grande significado.

[continuar a ler...]

O meu trabalho não depende das flutuações da bolsa

Juan Carlos Fierro, assessor financeiro, Estados Unidos

1 Janeiro 2010

Os ensinamentos de S. Josemaria sobre a Santa Missa com que me deparei influenciaram decisivamente o meu modo de trabalhar. Isto significa que, procurando pôr em prática o que dizem os escritos do fundador do Opus Dei sobre a centralidade e radicalidade da Santa Missa (por exemplo na Forja: "luta por conseguir que o Santo Sacrifício do Altar seja o centro e raiz da tua vida interior, de modo que todo o dia se converta num acto de culto - prolongamento da Missa que ouviste e preparação para a seguinte - que se vai desdobrando em jaculatórias, em visitas ao Santíssimo, em oferecimento do teu trabalho profissional e da tua vida familiar" - Forja, 69), o meu trabalho sofreu uma série de mudanças.

[continuar a ler...]

Que aconselha a um casal recém-casado?

Maria Esther Goldsack, Santiago do Chile

1 Janeiro 2010

Em Julho de 1974, no colégio Tabancura, tive a sorte de conhecer Mons. Josemaría Escrivá. Fiz-lhe uma pergunta que marcou a minha vida:

- Padre, que aconselha a um casal recém-casado, que procura a santidade?

[continuar a ler...]

D. Jacinto Botelho

Bispo de Lamego

1 Janeiro 2010

Guardo na memória a benéfica e grata impressão que me deixou, num encontro com ele, juntamente com muitos sacerdotes provenientes de várias dioceses do pais, numa das suas vindas a Portugal. A firmeza, a serenidade, a alegria contagiante das suas respostas as variadíssimas questões que lhe eram apresentadas, recordou-me uma Palavra do Evangelho, que apropriei ao momento, sobre o escriba versado nas coisas do Reino dos Céus que é semelhante ao pai de família que tira da sua dispensa coisas novas e coisas velhas, mas sempre as mais oportunas e as mais adequadas.

Um golo dedicado a Deus

Ignacio González , futebolista profissional e estudante

1 Janeiro 2010

Pode dizer-se que joguei futebol desde sempre, desde que comecei a andar. O meu pai estimulou-me muito porque era um grande desportista e aficionado pelo futebol. Joguei nos infantis no Clube “Poco Sitio” e também nos campeonatos inter-escolas com a camisola de Monte VI, a instituição escolar onde fiz os meus estudos. Sempre me encantou o desporto e em 1992 juntamente com uns amigos apresentei-me no “Danúbio” para ser admitido a provas: aceitaram-me e em 1993 comecei a jogar na sétima divisão.

[continuar a ler...]

O melhor co-guionista de rádio

Júlio Vivián, apresentador e guionista de rádio, Uruguai

1 Janeiro 2010

“Vale tudo”. Esta era a minha ideia aos 14 anos, quando comecei a trabalhar nos média. Tinha sentido essa vocação muito claramente desde muito miúdo. E também me tinha custado bastante entrar no “meio”; estava disposto, pois, a fazer o que fosse necessário para não desaparecer.

[continuar a ler...]

Entrevista a Pippo Corigliano

26 Setembro 2009

No dia 6 de Outubro de 2009 celebra-se o 7º aniversário da canonização de São Josemaria.

Giuseppe Corigliano, Pippo Corigliano, como é conhecido no meio jornalístico italiano, director do gabinete de imprensa do Opus Dei em Itália, viveu como protagonista os dias da canonização de Josemaria Escrivá.

[continuar a ler...]